Acessibilidade

VEREADORES: Everton Roncaglio.
 
PROPOSIÇÃO Nº 105/2013 - Curso de marceneiro., PROPOSIÇÃO Nº 106/2013 - Limpeza no Estádio. PROPOSIÇÃO Nº 107/2013 - Relatório dos cursos oferecidos pelo município.
 

 VEREADOR   EVERTON RONCAGLIO:

 PROPOSIÇÃO Nº 105/2013 – Indico ao Poder Executivo Municipal que busque parcerias a fim de oferecer curso profissionalizante em marcenaria. Justificativa. Reportagem publicada no jornal Diário do Noroeste, no dia 29/09/13: “Alto Paraná: Polo Moveleiro do Noroeste - A cidade de Alto Paraná durante os últimos anos tem se destacado pelo grande número de marcenarias que produzem móveis, portas e janelas. Destaque para as empresas que têm como carro-chefe a fabricação de móveis planejados.  São 24 empresas de pequeno e médio porte que geram cerca de 400 empregos diretos na cidade, que além das fábricas de móveis têm como base a economia, agricultura e comércio.  Um dos problemas encontrados no setor é a falta de mão de obra qualificada para as marcenarias. Lembrando que o salário médio de um marceneiro em Alto Paraná é de cerca de R$ 1,5 mil por mês, podendo chegar a R$ 5 mil, dependendo da qualificação e da qualidade do trabalho do marceneiro. “As marcenarias precisam de trabalhadores qualificados, mas está muito difícil encontrar um profissional”, disse Flávio Tosti, presidente da ACIAP (Associação Comercial e Empresarial de Alto Paraná).   Para garantir a qualificação dos trabalhadores a ACIAP irá promover no próximo dia 17 de outubro, o 1º Encontro de Marceneiros e Parceiros da Região Noroeste, que terá como tema a “A importância do trabalho sobre a produtividade da mão de obra”. O evento que é uma promoção da ACIAP juntamente com o Sebrae recebe o apoio da Secretaria de Estado da Ciência e Tecnologia e Ensino Superior. Além das marcenarias o evento também é aberto para vidraçarias, serralherias e marmorarias.”   Através das informações obtidas nesta matéria, podemos ver o quanto é importante um curso profissionalizante nesta área e também é notória a intenção dos empresários  aumentar a capacidade de produção de suas indústrias, mas acabam sempre esbarrando na falta da mão de obra qualificada.   Sabemos que o Executivo Municipal oferece cursos profissionalizantes, mas precisamos de cursos que realmente supram a necessidade da nossa realidade, como no passado onde tivemos em nosso município cursos profissionalizantes de garçom, pintor, azulejista, mecânico de automóvel. Nesses cursos, de fato o aluno realmente saí com uma profissão na qual vai poder gozar pelo resto da sua vida.   Deixo aqui o exemplo da Cidade de Irapuru, no Estado de São Paulo, uma cidade de 7.784 habitantes que recentemente a prefeitura, em parceria com o Senai e o CRAS, através do projeto Caminhos para o Futuro criou o curso profissionalizante de Marceneiro.  – VEREADOR EVERTON VASCONCELOS DA SILVA -  Sou favorável à proposição, já trabalhei em marcenaria e a falta de mão de obra é grande.   EMENDA - Que o Poder Executivo viabilize, também, cursos para formação de pedreiros. Justificativa – com o aquecimento na construção civil está faltando pedreiro no município e região e a profissão passou a ser atrativa pela  elevação da remuneração.

 PROPOSIÇÃO Nº 106/2013 – Solicito ao Poder Executivo Municipal que providencie, ao menos nos dias de jogos, a retirada do esterco deixado por animais (equinos) que costumam pastar no interior o Estádio Municipal Oswaldo França.  Justificativa - A impressão visual negativa, o mau cheiro e o incômodo de pisar nesse esterco incomodam os torcedores que costumam frequentar o estádio e apoiar o nosso time em dias de jogos do futebol amador. Muitos jogadores e torcedores reclamam da falta de cuidado do poder público com o local. Gostaríamos que os torcedores locais e os de outras cidades sejam bem recebidos em nosso estádio e levem uma boa impressão da nossa cidade.

 PROPOSIÇÃO Nº 107/2013 -  Solicito ao Poder Executivo  as seguintes informações: 1- quantos cursos profissionalizantes o município já ofereceu no exercício de 2013? 2 - quantos cursos estão em andamento? 3- quais são estes cursos? 4- quantas pessoas foram e estão sendo beneficiadas? 5 - quais os critérios para o cidadão se inscrever nesses cursos? 6 - existe um cadastro quando da inscrição do cidadão? É possível ter acesso a esse cadastro?  Justificativa. Sabemos que os cursos profissionalizantes ajudam diversas pessoas em nosso município, mas recentemente temos recebido inúmeras denúncias da comunidade, onde muitos relatam que estes cursos não costumam ser frequentados pelos inscritos em cada qual. Através destas denúncias gostaríamos saber um pouco mais sobre estes cursos. Gostaríamos também, que o Poder Executivo nos envie uma lista dos cursos em andamento e seus respectivos alunos matriculados.

 

  Ata da 32ª Ordinária, 1º de outubro de 2013
 
 Outras Proposições
Proposição 13-12-2016
Proposição nº 123/2016 - Lixo
Proposição nº 22/2016 - Iluminação pista de caminhada.
Proposição nº 120/2016 - Plano Municipal de Arborização.
Proposição - Certidão de recusa de atendimento aos usuários do SUS.
Proposição nº 117/2016 - Outubro Rosa.
Proposição nº 116/2016 - Trevo Paranavaí.
Proposição nº 115/2016 - Segurança Rural.
Proposição nº 114/2016 - Buracos na Avenida Paraná.
Proposição nº 113/2016 - Atendimento odontológico Unidade de Saúde do Distrito de Santa Maria.
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: 08h00 às 12h00 e das 13h00 às 17h00 e sessões ordinárias todas as segundas-feiras às 19h00

Última Atualização do site:   22/11/2024 14:36:15