VEREADOR CLAUDEMIR JÓIA PEREIRA
PROPOSIÇÃO nº 09/2013: Em nome da comunidade, solicito providências urgentes do Poder Executivo Municipal, no sentido de: 1º - determinar uma vistoria minuciosa, por engenheiros e técnicos de esporte, no sentido de verificar as necessidades para restauração das dependências do Complexo Esportivo Antonio Henrique Buss; 2º - que de imediato sejam elaborados projetos e enviados aos governos Estadual e Federal objetivando recursos financeiros para recuperação do patrimônio público municipal; 3º - que o departamento de esportes e cultura iniciem projetos para estabelecer atividades para garantir o efetivo funcionamento do anfiteatro, de todas as quadras e da piscina. Justificativa: Na década de oitenta os munícipes receberam uma obra espetacular do Governo Federal, aos olhos de muitos, a maior e melhor obra já realizada no município, que foi denominada de Complexo Esportivo Antonio Henrique Buss. As pessoas humildes da cidade que nunca tiveram acesso a uma piscina ficaram radiantes, o sonho de jogar tênis parecia realidade, infelizmente, o mandato do prefeito que idealizou a obra acabou e a obra foi entregue aos vândalos. Ainda hoje, existe uma classe numerosa de pessoas mais humildes, crianças, jovens, adultos e idosos que, ainda, sonham em ver aquele espaço público municipal em funcionamento. Como cidadão e como vereador, esse sonho também é meu! Gostaria que fosse dos demais vereadores, para que juntos pudéssemos articular com o Poder Executivo a elaboração de projetos para pleitear recursos na esfera federal e ou estadual para colocar em funcionamento esse maravilhoso espaço público municipal. Com certeza, ao ser restaurado o complexo esportivo será local de lazer e de alegria para muitas pessoas que hoje não tem outra opção a não ser disfarçar as carências e as tristezas utilizando-se de meios ilícitos.
PROPOSIÇÃO nº 10/2013: indico ao Poder Executivo Municipal a necessidade de melhorar o aspecto da cidade, no que diz respeito à limpeza pública, incentivando os comerciantes e os cidadãos a colaborarem com pequenos gestos que possam mudar o aspecto da cidade. Professores e pais reclamam que as crianças são educadas para se comportar de uma maneira mais civilizada, mas a realidade não os permite colocar em prática os pequenos gestos, como “não jogar lixo no chão”; assim sendo solicita as seguintes providências: 1º - que sejam substituídas as lixeiras das vias públicas, e que ao substituí-las, as mesmas sejam instaladas nos passeios, dos dois lados da pista e não mais nos canteiros centrais; 2º - que sejam substituídas as lixeiras das praças públicas; 3º - que sejam instaladas lixeiras seletivas na Capela Mortuária, na parte da frente e nos fundos. 4º - que o município promova reuniões com o pessoal do comércio e prestadores de serviços, para que seja iniciada uma parceria nesse projeto “Cidade Limpa”, para melhorar o aspecto da cidade, que os proprietários deixem de depositar lixos e reciclados no canteiro central, e que tenha horário pré-fixado para colocar lixo e reciclado para fora do estabelecimento. Justificativa: O que se percebe hoje é que as pessoas ao andarem pelas calçadas não se dispõe a ir até o canteiro central para depositar os pequenos lixos. Por outro lado, as poucas pessoas que mantém o hábito de não jogar lixo no chão ficam sem opção, pois as lixeiras existentes estão em estado lastimável, muitas delas sem fundo. Com relação à segurança, em especial de crianças, justifica-se que as lixeiras estejam instaladas na lateral dos passeios e não no centro dos canteiros entre as duas pistas. Por fim, o que mais chama a atenção é que os proprietários do comércio e prestadores de serviços para se verem livre dos lixos e reciclados, ao invés de instalarem lixeiras próprias, defronte aos seus estabelecimentos, depositam esses materiais próximo às lixeiras do canteiro central que é de uso dos transeuntes, inclusive sobre os bancos do canteiro central, sem se preocupar com o dia e o horário que os entulhos serão recolhidos. Sem dúvida essa situação merece fiscalização e notificação, para que a ordem seja mantida e a cidade fique com melhor aspecto.
PROPOSIÇÃO nº 11/2013: Indico ao Poder Executivo Municipal a necessidade de tomar providências para que as creches, centro de educação infantil da sede do município e dos distritos passem a funcionar em horário especial, das 5h às 19 horas. Justificativa: As famílias de trabalhadores rurais, que mais necessitam dos serviços prestados pelos centros de educação infantil, clamam por essa providência tendo em vista que necessitam sair de suas casas às 5 horas da manhã para ir para as lavouras e são obrigadas a tirar as crianças da cama às 5h da manhã para deixá-las na casa de terceiros, que cobram, em média, R$ 60,00 (sessenta reais) por semana para levar as crianças à creche e buscar no final do expediente. Com a implantação da sugestão proposta, as famílias deixarão as crianças na creche, antes de ir para o serviço e as pegarão ao retornar da roça, por volta das 18h. Obviamente, não se espera que servidores sejam sacrificados com carga excessiva de trabalho, mas é sabido que em algumas cidades os centros de educação infantil funcionam com dois turnos de pessoal, justamente para dar esse suporte, atendendo efetivamente as famílias que necessitam desse serviço. Diante do exposto, este vereador conta com o apoio dos colegas e a aprovação da proposição e que o Poder Executivo inicie as providências para concretizá-la com a maior brevidade possível.