VEREADORES ALTAMIRO PEREIRA SANTANA, CACILDA DE FÁTIMA GONÇALVES MARCONI, EVERTON RONCAGLIO E EVERTON VASCONCELOS DA SILVA:
PROPOSIÇÃO Nº 01/2013 - Considerando que o pessoal do magistério e monitores de creche estão sendo beneficiados pela Lei Federal nº 11.738, de 16 de julho de 2008, conquistando o direito ao reajuste dos vencimentos a partir de 1º janeiro; assim como todos os trabalhadores da iniciativa privada assalariados e os inativos e pensionistas vinculados ao Regime Geral de Previdência Social (INSS) conquistaram nova data base, em 1º de janeiro, a partir de 2010; considerando que o município sempre observou a data base de salário mínimo nacional que era 1º de maio; até que o Governo Federal aplicou política de valorização do salário mínimo nacional e adequou a data de vigência do salário mínimo, de modo que em 2010, passou a ser no dia 1º de janeiro. Considerando que os servidores inativos e pensionistas, filiados ao Regime de Previdência Municipal, assim como os servidores ativos têm reclamado do tratamento distinto que a Administração Municipal vem concedendo à classe dos servidores, exceto pessoal do magistério e monitores de creche, procedimento esse que ao longo do tempo, vem gerando grandes prejuízos aos servidores ativos, inativos e pensionistas que sofrem os efeitos da inflação nos medicamentos, alimentos, transporte, água, luz, comunicação, roupas, calçados e outros, por cinco meses, vez que o salário mínimo nacional é reajustado em 1º de janeiro; considerando que o Poder Legislativo de Alto Paraná, no Plano de Cargos e Vencimentos dos seus servidores, fixou a data base de reajuste dos servidores em 1º de janeiro; REQUEREMOS: a) qual o índice de reajuste salarial que o Poder Executivo Municipal pretende conceder aos servidores no exercício de 2013; b) qual a possibilidade dos servidores obterem o reajuste retroativo a janeiro de 2013? c) qual o índice orçamentário comprometido com a folha de pagamento do pessoal, nos últimos 12 meses. VEREADORA CACILDA DE FÁTIMA - A proposição tem o objetivo de que o executivo informe o percentual do orçamento comprometido com a folha de pagamento e a possibilidade de antecipar o reajuste de todos os servidores para 1º de janeiro, como acontece na iniciativa privada e para algumas classes do município (professores e monitores de creche). Quando o salário mínimo tinha reajuste em maio, o município adotou esta data base. No Governo do Presidente Lula houve implantação de política salarial e a data base foi antecipada, um mês por ano, até chegar no mês de janeiro. Na Administração da Prefeita Terezinha a data base dos servidores veio para o mês de março, e deveria ser antecipada um mês por ano, até chegar no mês de janeiro; no entanto, com a mudança de gestão, o prefeito retornou a data base para o mês de maio e só no ano anterior de 2012, ano passado, o gestor transferiu a data base para o mês de abril. Os servidores ficam no prejuízo, considerando que com o reajuste do salário mínimo, apenas os servidores municipais de salário equivalente ao mínimo têm reajuste em maio, pois nenhum servidor pode perceber vencimento inferior que o salário mínimo. Quando o Município concede o seu reajuste, os servidores não compreendem, pois o município aplica o percentual do reajuste sobre o vencimento base do mês de dezembro, e muitas vezes a maioria dos servidores acabam ficando com elevação sobre os vencimentos em valores equivalente a dez reais, considerando que já tiveram adequação da remuneração no mês de janeiro e apenas a diferença entre o que já foi concedido por antecipação e o que foi concedido pela lei municipal é repassado aos servidores. Desde 2009 o Legislativo vem cobrando do Executivo a mudança na política salarial e o executivo vem protelando, informando que está estudando a possibilidade. No ano de 2012 o Executivo informou que estava analisando a possibilidade de colocar fim nas gratificações para implantar o plano de cargos. Vereadores chegaram a comentar que o projeto estava pronto; no entanto, até o momento não foi enviado ao legislativo. Há um grande prejuízo aos servidores. As informações solicitadas servirão para análise e informação aos servidores, bem como para verificar, junto ao gestor uma solução para a questão.
PROPOSIÇÃO Nº 02/2013 - Considerando pedidos de informações de membros da comunidade e de servidores públicos municipais, fundamentado na Lei nº 12.527 da Presidência da República, que assegura a todos os cidadãos o direito de acesso à informação, os vereadores infra-assinados, REQUEREMOS ao Poder Executivo Municipal, que autorize o departamento de recursos humanos: 1º - a especificar os horários de funcionamentos de todas as divisões públicas municipais: secretaria de saúde e respectivas unidades da sede e dos distritos; secretaria da educação e respectivos estabelecimentos de ensino; divisões de tributação, contabilidade, empenho, controle interno, licitação, departamento de obras e viação – trabalhadores braçais, secretaria da agricultura, viveiro de mudas, divisão de esporte e cultura, casa da cultura, biblioteca pública municipal, biblioteca cidadã; 2º - que o Departamento de Recursos Humanos justifique como são feitos os controles de frequências, inclusive dos médicos e dentistas: 3º - que seja especificado em quais divisões existem livros de controle de frequência e em quais existem o controle por ponto eletrônico; 4º - que os vereadores possam ter acesso aos respectivos controles, podendo fotocopiar as informações que julgarem importantes. Justificativa: Pessoas da comunidade e até mesmo servidores questionam e relatam que há divergência nos horários de funcionamentos de algumas divisões no setor público municipal, sendo que contribuintes e usuários dos serviços públicos perdem tempo aguardando por servidores que, costumeiramente, chegam atrasados às respectivas divisões e servidores que se ausentam dos locais de trabalhos em horário de expediente. Cidadãos relatam e é de nosso conhecimento que a prefeitura municipal abre as portas às 8h30min, para o primeiro turno e às 13h para o segundo turno. Fato esse que não há como contestar, pois diariamente é observado o movimento de ingresso de grande parte dos servidores, exceto dos retardatários. Sendo que os encerramentos dos expedientes ocorrem, respectivamente, às 11h30min e às 17h. Para que essas questões sejam esclarecidas, que o Departamento de Recursos Humanos demonstre como são feitos os controles de frequências dos servidores de todas as divisões, bem como os deixe à disposição da edilidade para análise, a fim de verificar se as reclamações têm procedências e se o Poder Público está utilizando recurso público para pagamento de horas não trabalhadas.